APAC MACAPÁ/AP
21/03/2023
A criação da APAC em Macapá/AP começou no ano de 1998, quando, por iniciativa do Promotor de Justiça do Amapá, Dr. Felipe Menezes, e do pastor Ronaldo Costa, foi constituída na forma de pessoa jurídica.
Sob a administração da atual diretoria da APAC, comandada por Eliana Aranha e sua vice-presidente, Maria Acirene Araújo, foi efetivado, no ano de 2023, Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que cedeu, pelo período de 10 anos, o prédio do Centro Asa Aberta, localizado no bairro Pacoval, para a instalação do Centro de Reintegração Social (CRS), proporcionando o estabelecimento efetivo da APAC em Macapá/AP.
Exmo. Juiz da Vara de Execuções Penais de Macapá, Dr. João Teixeira de Matos Júnior; Eliana Aranha, Presidente da APAC Macapá/AP; Exmo. Des. Adão Carvalho, presidente do TJAP; Sr. Clécio Luís Vilhena Vieira- Governador do Amapá; membros da diretoria da APAC;
O local cedido para a instalação do Centro de Reintegração Social, na Zona Norte de Macapá, precisava de intensas reformas, visto que se encontrava abandonado há cerca de 20 anos após abrigar o Centro de Convivência Asa Aberta.
Após intensos esforços da equipe da APAC, inclusive para a conscientização da comunidade vizinha que a princípio se opôs à implantação do CRS no local, e recursos advindos da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepma) para as reformas necessárias, o Centro de Reintegração Social (CRS) da APAC Macapá, foi inaugurada em 20 de março de 2023.
Exmo. Des. Adão Carvalho, presidente do TJAP; Sr. Clécio Luís Vilhena Vieira – Governador do Amapá; Exma. Juíza Auxiliar da Presidência do TJAP Dra.Marina Lorena, acompanhados de recuperandos.
O prédio, antes abandonado, hoje conta com cozinha, recepção, sala multiuso, oficinas, aulas e biblioteca, duas celas e banheiros.
O Centro de Reintegração Social (CRS) iniciou suas atividades na sede provisória com 6 (seis) recuperandos e na data de inauguração oficial já contava com 12 (doze) recuperandos, operando atualmente em sua capacidade máxima, atendendo 20 (vinte) recuperandos, todos do regime fechado.
A APAC Macapá/AP possui convênio com o Instituto de Administração Penitenciária e recebe apoio de voluntários que aparecem cada vez mais conforme o projeto avança, recebendo visitas tanto de representantes do Poder Judiciário quanto do Poder Executivo para inspeções frequentes.
A advogada Hanna Sena, conheceu o projeto através de um amigo que precisava de consulta jurídica e logo recebeu o convite para conhecer a unidade, tendo se surpreendido com a metodologia e a existência de uma alternativa ao sistema penitenciário comum, tendo passado a dedicar-se e a participar efetivamente do projeto da APAC, sendo hoje a encarregada administrativa da instituição.
Exmo. Juiz da Vara de Execuções Penais de Macapá, Dr. João Teixeira de Matos Júnior; Eliana Aranha, Presidente da APAC Macapá/AP; Exma. Juíza Auxiliar da Presidência do TJAP Dra.Marina Lorena; Exmo. Des. Adão Carvalho, presidente do TJAP, acompanhados de membros da equipe da APAC.
Além dos funcionários, muitos voluntários, servidores da Justiça Estadual e moradores do bairro contribuem para o fortalecimento da APAC Macapá, que atualmente é coordenada pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Exmo. Dr. João Matos Junior, sendo amplamente apoiada pelo Promotor de Justiça das Execuções Penais. Dr. Rodrigo Celestino Menezes.
O projeto é de que no futuro, com a celebração de novas parcerias, seja construído CRS em imóvel próprio e com projeto ampliado, podendo atender mais recuperandos, inclusive do regime semiaberto.