APAC masculina de Barracão/PR

07/11/2012

Fachada da APAC de Barracão/PR.

A APAC de Barracão surgiu no ano de 2010, graças a Juíza da Comarca Dra. Branca Bernardi. Dra. Branca com seu notório engajamento em projetos sociais envolvendo crianças, jovens, idosos, comunidades, entre outros, foi apresentada ao Método APAC pela irmã Ana Maria que atuava com os presos do Presídio local.

Destarte, ao tomar conhecimento sobre a metodologia apaqueana, interessada em obter mais informações entrou em contato telefônico com o percursor do Método, Dr. Mário Ottoboni.

No entanto, foi na época, o assessor Emerson Roberto Duarte quem realmente despertou a atenção da Juíza, ele trouxe um vídeo da APAC de Itaúna/MG, noticiando uma prisão diferente, onde o índice de ressocialização era o mais alto do Brasil. Assistindo ao vídeo, Dra. Branca, impressionou-se com a metodologia e com os resultados, então para conhecer de perto o Método APAC ela e a advogada Ana Paula Verona, viajaram até Itaúna/MG a convite do Juiz Dr. Paulo Antônio de Carvalho.

Após conhecer a aplicação da metodologia e os resultados da execução da pena, Dra. Branca voltou ao Paraná decidida a implantar a APAC de Barracão/PR. Os desafios foram imensos, uma vez que se tratava da primeira APAC da região sul do Brasil, onde essa metodologia era praticamente desconhecida.

Um grupo de voluntários começou a ser formado, pessoas extraordinárias, cativadas pelo ideal de praticar o bem, começaram a acreditar na possibilidade de uma execução de pena de forma humanizada. Dentre essas corajosas, destacaram-se os prefeitos de 2012, ano em que a APAC foi fundada, sendo eles, Barracão/PR: Joarez Lima Henrichs e Erondi Faé; Bom Jesus do Sul/PR: César Bueno Paulo Deola: Dionísio Cerqueira/SC; Altair Rittes Flávio Berté. Dra. Branca conseguiu ainda o apoio de Deputados Estaduais, Federais e senadores.

Assim, em 27 de abril de 2012, foi fundada a APAC de Barracão/PR no Fórum da Comarca da cidade.

Além disso, foram escolhidas as pessoas que iriam compor o Conselho Deliberativo, Fiscal e Executivo da APAC, sendo eleita para a Presidência da APAC a advogada Dra. Ana Paula Verona

O governador Beto Richa e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, assinaram no dia 27 de setembro de 2012, em Ampére, convênio com a primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Paraná – APAC.

O prédio que abrigava a Delegacia de Polícia de Barracão que, por determinação do governador, foi transferido da jurisdição da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e posteriormente cedido para a construção do Centro de Reintegração Social – CRS.

Construção do CRS, APAC de Barracão/PR.

A APAC iniciou suas atividades em 07 de novembro de 2012, com a chegada dos dois primeiros recuperandos que vieram da Penitenciária de Francisco Beltrão.  Os resultados, já no início, foram impressionantes: um índice de ressocialização de mais de 90%. Uma APAC que seguia, perfeitamente todo o Método, sempre acompanhada pelo dedicado diretor de metodologia da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC, Roberto Donizetti de Carvalho.

No dia 28 de julho de 2017, no Salão Nobre do Poder Judiciário da Comarca de Barracão/PR, foi realizada nova Assembleia Geral, presidida por Isaura Rosandra Pertille, até então Presidente da unidade apaqueana. Os novos membros da diretoria são Mônica Cristina Schmith, Presidente, Antenor Dal Vesco, Vice-Presidente, Camila Balzan Dickel, 1° Secretária, Fernanda Khalil, 2° Secretária, Cristiane Maciel, 1° Tesoureiro, Ivair da Rosa, 2° Tesoureiro, Jurandir de Oliveira, Diretor de Patrimônio, Marco Marcelo Ramalho, Consultor Jurídico.

Desde a equipe inicial de funcionários, as pessoas contratadas para a aplicação diária do Método APAC eram adequadamente treinadas e dispostas a implementar, passo a passo, de forma rigorosa, a metodologia apaqueana.

Graças à movimentação da Juíza e de sua equipe, conseguiu-se reunir e difundir a metodologia APAC em todo o Estado do Paraná, alcançando ainda inúmeras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Inúmeros Juízes, Promotores, Advogados, Desembargadores, Políticos: Senadores, Deputados Federais e Estaduais, até Ministro do STF, visitaram o trabalho do Judiciário e da APAC de Barracão.

Vários acadêmicos e profissionais do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estiveram em Barracão, testemunhando os resultados da aplicação da metodologia APAC, rigorosamente conduzida.

Os maiores desafios iniciais permanecem, o desconhecimento da metodologia APAC, o preconceito com relação a projetos dedicados ao preso, e a distância entre a sede da FBAC. Essas dificuldades iniciais foram superadas, com reuniões no Judiciário de Barracão, com ampla participação da imprensa, da sociedade, de diversos órgãos públicos, esclarecendo-se a forma de realizar a metodologia que estava sendo implantada no município.

Após 05 (cinco) anos à frente das atividades da APAC, Dra. Branca afastou-se da comarca, sendo que, após isso foi imprescindível o apoio recebido de Juízes e Promotores, os quais ficaram designados a frente da execução, os mesmos tiveram papel importantíssimo para que a metodologia APAC pudesse continuar caminhando bravamente junto a equipe então formada.

Conforme depõe Rodrigo Musa, Gerente de Metodologia da APAC de Barracão:

“Os desafios, contudo, permanecem. E nossa crença na recuperação do ser humano e nos resultados de ressocialização que estamos alcançando, que mantém, ativa, nossa dedicação à aplicação da metodologia APAC. Nossa gratidão amorosa ao Dr. Mário Ottoboni, por confiar tão vivamente, na recuperação do homem e por ensinar, através da metodologia APAC, que, do amor, ninguém foge”.

A APAC conta com grande apoio de empresários locais que oferecem oportunidades para que os recuperandos se profissionalizem nas quatro unidades produtivas ali instaladas.

A APAC possui cursos profissionalizantes terceirizados pelo Instituto Universal Brasileiro, Centro de Educação Profissional – CENED, parcerias com faculdade como o Centro Universitário UNIFACVEST, UNINTER. Ainda firmou parceria com a Prefeitura de Barracão, Assistência Social e com o Hospital local.

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados