APAC masculina de Itabira/MG
16/12/2020
Há mais de 20 anos várias pessoas começaram a discutir sobre a necessidade de humanizar o sistema carcerário existente no município de Itabira/MG, visto que a Cadeia Pública Paulo Pereira, era um local desumano para se viver.
Desde 2005, quando foi fundada a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC na cidade, surgiu o sonho de se construir o Centro de Reintegração Social – CRS para abrigar os recuperandos.
Em 16 de outubro de 2020, o CRS foi inaugurado com uma estrutura para abrigar 96 recuperandos, sendo 72 do regime fechado e 24 do semiaberto, em uma cerimônia realizada no prédio do fórum da comarca da cidade. O terreno onde foi construído o prédio foi doado pela União.
Para ser construída a instalação, no córrego do meio do município, houve um investimento de mais de R$ 1,9 milhões, sendo de multas trabalhistas, ambientais, doações da empresa Vale e prestações pecuniárias, cedidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG, e para que a mesma fosse mantida a SEJUSP fez um aporte de aproximadamente R$ 2,8 milhões, destinados ao custeio dos 24 primeiros meses de funcionamento da unidade que conta com 19 funcionários.
Na ocasião da inauguração, foi feita uma homenagem aos familiares do falecido juiz da Comarca de Itabira Frederico Antunes, um dos idealizadores da APAC. Foram homenageados a viúva, Cristina Mara Antunes, e o filho do magistrado, Arthur Frederico Antunes.
Presidente Gilson Soares Lemes com Cristina Mara Antunes e Arthur Frederico Antunes, viúva e filho do juiz Frederico Antunes, que atuou na Comarca de Itabira/MG.
A juíza da 2ª Vara Criminal da comarca, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira, lembrou que houve resistência inicial ao projeto e comemorou sua realização.
Juíza da 2ª Vara Criminal da comarca, Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira.
Juíza diretora do Foro da Comarca de Itabira, Márcia de Sousa Vitória.
“Quando pensamos em APAC, pensamos no homem, na sua recuperação, no seu valor e na dignidade humana. Por mais que a imagem do homem esteja distorcida, temos que acreditar que a recuperação é possível”, observou o pastor Renato Martins da Rocha, presidente da APAC de Itabira.
O presidente da APAC de Itabira, pastor Renato Martins da Rocha, disse que é preciso acreditar que a recuperação é possível.
O coordenador-geral do programa Novos Rumos, desembargador Antônio Armando dos Anjos, agradeceu a todos que colaboraram para a realização desse sonho.
Já o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, General Mario Lúcio Alves de Araújo, destacou:
“É fundamental que tenhamos cada vez mais APACs em Minas Gerais, pois provou ter o melhor sistema para reintegração dos condenados à sociedade. É uma grande honra estar em Itabira, terra do grande poeta Drummond. Represento aqui o governador Romeu Zema, grande incentivador do sistema APAC”.
Titular da Sejusp, General Mario Lúcio Araújo, representando o governador Romeu Zema.
O novo CRS está instalado em uma área de 5 mil metros quadrados, em um terreno doado pela União. Desse total, 1,4 mil metros quadrados estão construídos. Nos 3,6 mil metros quadrados restantes poderão ser erguidas oficinas e galpões para criação de animais.
Dormitórios e sala de aula do CRS da APAC de Itabira/MG.
Após a inauguração chegaram os cinco primeiros recuperandos. Eles receberam treinamento da metodologia na APAC de Caratinga e assim, atuaram como multiplicadores do Método.
O Centro de Reintegração Social Dr. Mario Ottoboni (CRS Dr. Mario Ottoboni) tem capacidade para 96 recuperandos do sexo masculino, sendo 72 do regime fechado e 24 do semiaberto.
Fachada da APAC de Itabira/MG