APAC masculina de Viçosa/MG
04/04/2004
No início dos anos 2000 começaram a surgir muitos movimentos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, no estado de Minas Gerais. Esses acontecimentos motivaram ainda mais a Psicóloga Forense do Fórum da Comarca de Viçosa, Ana Cláudia Junqueira, a construir uma unidade apaqueana na cidade onde trabalhava.
Por mais que já existissem algumas APACs em outras cidades perto de Viçosa, ainda haviam dificuldades, por ser algo novo para a população. Desse modo, a Sra. Ana Cláudia, juntamente com alguns amigos, resolveu tirar essa ideia do papel e ir até a cidade de Itaúna/MG, para conhecer mais sobre a metodologia e ver como funcionava toda a estrutura. Ao retornarem da viagem, procuraram por pessoas que pudessem ajudar nessa empreitada.
Logo após vários encontros, reuniões e discussões com diversas autoridades, foi marcada a primeira Audiência Pública, a qual foi realizada em 02 de setembro de 2003, no Centro de Ensino e Extensão da Universidade Federal de Viçosa, para que fosse formada a comissão que trataria sobre a criação da associação.
Nesse encontro, encontrava-se a Dra. Paula Ayres Lima, Promotora de Justiça; a Dra. Marilda Aparecida Danelon, Juíza de Direito da Vara Criminal e de Execução; o Dr. Victor Lúcio Pimenta de Faria, representante da secretaria do Estado e Defesa Social do Estado de Minas Gerais e o Dr. Joaquim Alves de Andrade, Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
No dia 25 de setembro de 2003, no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Viçosa, foi feita a realização da reunião para as pessoas interessadas em comporem as comissões de trabalho. A assembleia foi presidida pela Promotora Dra. Paula Ayres Lima. Entre os presentes se encontrava a Juíza de Direito, Dra. Marilda Aparecida Danelon; o Presidente da Câmera Municipal de Viçosa, Pedro Oliveira da Silva; a Psicóloga Judicial, Dra. Ana Cláudia S. Junqueira, entre outras autoridades e pessoas importantes.
Na ocasião, foi aprovada a Comissão Jurídica, composta por Dra. Luciene Rinaldi Colli, coordenadora, Dr. Glauco Rodrigues de Paula, Nilza Martins Pataro Machado, Rafael Araújo Torres e Geraldo Rogério Gomes Silveira, os quais ficaram responsáveis de estudar a formação jurídica da APAC e de elaborar um seminário sobre a execução penal.
Os que constituíram a Comissão Pedagógica e de Divulgação, foram: Dra. Ana Cláudia S. Junqueira, coordenadora, Marcelo Rodrigues Marota, Tiago B. Santos, Luiz Fábio A. Filho, Pierre Pena Rocha, Milton Bandeira Neto, Marié V. da Silva Maia, Lúcia Duque Reis, Marcelo Gama e Sebastião Camilo L. Coelho, ficando encarregados de elaborar uma proposta pedagógica baseada na metodologia apaqueana para a APAC, e de elaborar um seminário para difundir a metodologia e angariar adeptos na comunidade viçosense.
A Comissão de Infraestrutura foi incumbida de estudar as condições físicas da futura APAC, de entrosar-se com a comunidade em busca de apoio financeiro e parcerias para oficinas e trabalhos dos recuperandos, utilizando-se da proposta elaborada pela Comissão Pedagógica, sendo composta por Pedro Oliveira da Silva, coordenador, Lúcia Duque Reis, Luiz Silvino Chinelatto, Capitão José Antônio Mendes e Frank Paiva da Cunha.
Na época, havia um presídio desativado, o qual foi cedido pelo Juiz da Comarca, Napoleão Rocha Lage, para que fosse reformado e transformado em um Centro de Reintegração Social da APAC. Como o prédio estava muito deteriorado, foi necessário o esforço de vários voluntários conjuntamente com vários presos, que foram liberados do presídio, para a realização das reformas.
No dia 27 de novembro de 2003 foi eleita a Diretoria Provisória, composta por Dra. Ana Cláudia da Silva Junqueira, Presidente, Marcelo Rodrigues Marota, Secretário e Frank Paiva da Cunha, Tesoureiro. Tendo como suplentes: Lúcia Duque Reis, Nilza Martins Pataro Machado e Pedro Oliveira da Silva, bem como o Conselho Fiscal Provisório, representado por Dra. Luciane de Castro Souza, Rafael Araújo Torres e Luz Silvino Chinelatto.
Sr. Frank Paiva da Cunha, relata:
Fui voluntário e um dos fundadores da APAC, depois fui Vice-Presidente e Presidente por dois mandatos, na época era muito difícil, não tínhamos recursos, chegando vezes de funcionários ficar até 6 meses sem receber. O que não faltava era amor e muito trabalho.
Na data de 03 de dezembro de 2003, na Estação Cultural situada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, por meio da Dra. Paula Ayres Lima e a Dra. Ana Cláudia S. Junqueira foi exposto, para familiares dos presos do sistema comum de Viçosa, o Método APAC e um vídeo mostrando quão sucedida foi a implementação da APAC em Itaúna (MG).
No dia 22 de dezembro de 2004 a sede da APAC de Viçosa deixou de funcionar na Rua Benjamim Araújo, n° 56, sala 702, centro, e passou a ser sediada na Rua Dr. Brito, n° 380, centro. Nessa mesma oportunidade foram iniciadas as atividades, contando inicialmente com 20 recuperandos no regime aberto, advindos do albergue da cidade.
Dia 09 de abril de 2005 foi escolhido a presidente da Diretoria Executiva da associação, Dra. Ana Cláudia Junqueira. Logo, ela escolheu os outros membros, sendo eles o Vice-Presidente, Thiago Bertaci dos Santos; 1° Secretária, Ana Flávia A. D. Amorim; 2° Secretária, Miriam F. da Silveira; 1° Tesoureiro, Sandra Maria de Almeida Lana e 2° Tesoureiro, Antônio R. Charrão Rodrigues. O Conselho Deliberativo foi composto pela Presidente, Patrícia Regina Fonseca Barbosa; o Vice-presidente, Padre Paulo Dionê Quintão; a 1° Secretária, Ana Maria Carvalho de Andrade e a 2° Secretária, Juliana de C. Fernandes.
Em 16 de abril de 2005 foram escolhidos os quinze membros efetivos do Conselho Deliberativo: José Felix de Lima, Maria das Graças da Silva, Maria Inez da Silva, Laila dos Reis Araújo, Frank Paiva da Silva, Lúcia Duque Reis, Alessandra Magda Vieira da Silva, Fernanda Souza Barral, Cor Maria Moreira de Oliveira, Samuel Prado Rodrigues, Ruth Pereira Bom Fim, Doritayne Abranches Monteiro, Maria Dalva de Freitas, Adriana Miranda de Vasconcelos e Grécia Mara Borges da Silva.
Foram eleitos como Diretor de Patrimônio, José Bruno Ferreira, e como Consultor Jurídico, Fernando Laécio Alves da Silva. O Conselho Fiscal foi constituído por Daniele Rodrigues Marota Teixeira, Pedro Oliveira da Silva e Alessandra Vieira Duarte. Todos foram elegidos no dia 06 de maio de 2005.
Além de possuir uma escola dentro do Centro de Reintegração Social – CRS, chamada de Escola Estadual Professor Cid Batista, a APAC possui laborterapia, marcenaria e padaria, além de realizar cursos profissionalizantes, em parceria com o Senac, Senai, entre outros.
Recuperando trabalhando na marcenaria.
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