Cursos para Sociedade

Dentre seus diversos objetivos, o CIEMA também surge para possibilitar a toda a sociedade o conhecimento metodológico, com um olhar bem especial para estudantes, pesquisadores e pessoas que querem atuar nas APACs, com a meta principal de conscientizar a sociedade e formá-la, além de multiplicar apaqueanos e apaqueanas por todo o mundo.

Nesse sentido, ao longo de um ano e meio, a equipe reuniu todo o conteúdo disponível nos livros, regulamentos, pesquisas e entrevistas para ofertar um material completo em formato de e-book com mais de 150 páginas, a fim de trazer uma visão completa e técnica dos aspectos principais da metodologia.

Além disso, foram produzidas mais de 25 horas de vídeoaulas com a participação de diversas autoridades, como membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e a própria equipe da FBAC. Todos trazendo ao curso sua longa experiência com o Método APAC.

Buscamos proporcionar um conteúdo de qualidade e aprofundado, que certamente ajudará inclusive na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso e publicações acadêmicas.

O curso está dividido em 8 módulos, em pequenas aulas, que apresentarão gradativamente os seguintes tópicos:

  • Histórico das APACs;
  • Fortalecimento e expansão no Brasil;
  • Panorama nacional e internacional;
  • FBAC e CIEMA;
  • APAC como política pública;
  • A origem dos primeiros elementos da metodologia;
  • 12 elementos fundamentais do Método APAC e seu respaldo jurídico:
    1. Participação da Comunidade;
    2. Recuperando ajudando recuperando;
    3. Trabalho;
    4. Espiritualidade;
    5. Assistência jurídica;
    6. Assistência à saúde;
    7. Valorização humana;
    8. Família;
    9. O voluntário e o curso para sua formação;
    10. Centro de Reintegração Social (CRS);
    11. Mérito;
    12. Jornada de Libertação com Cristo.

Considerando que a equipe do CIEMA é temporária, pois é financiada por parceiros, esse curso é vendido por um valor acessível, como forma de manter a sustentabilidade do Centro e possibilitar recursos humanos para coletar, analisar, sistematizar e construir novos materiais para referência, pesquisa e estudo, além de ofertar suporte às dúvidas metodológicas, especialmente àqueles (as) que são nossos alunos.

Ao adquirir o curso, você terá acesso à plataforma por 6 meses, sendo que o certificado digital somente será emitido se você alcançar a nota média final de 60% ou mais, pois queremos que conclua o nosso curso da melhor forma possível.

Para que possa conhecer melhor o formato do curso, veja abaixo gratuitamente a primeira aula (vídeoaula + e-book), realizada pelo Diretor-geral da FBAC, também Fundador da APAC de Itaúna/MG e vencedor de inúmeros prêmios nacionais e internacionais pelo seu papel de liderança em prisões humanizadas:

INTRODUÇÃO À APAC - VALDECI FERREIRA - VÍDEO

DEFINIÇÃO DA APAC E DUPLA FINALIDADE - DOCUMENTO

O CIEMA surge para possibilitar a toda a sociedade o conhecimento acerca da metodologia, com um olhar bem especial para estudantes, pesquisadores e pessoas que se interessam em aprofundar seus conhecimentos.

Nesse sentido, além de disponibilizar conteúdo gratuito por meio de seu próprio site e o da FBAC, a equipe vem gradativamente construindo um curso de formação metodológica com vídeoaulas e e-books apresentando uma visão mais técnica dos pontos principais da metodologia, entregando relevante conteúdo para o estudo aprofundado do Método, elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso e publicações acadêmicas.”

Nesse curso que está sendo desenvolvido serão trabalhados:

APAC;
FBAC e CIEMA;
APAC como política pública;
Repercussão atual (nacional e internacional);
Histórico das primeiras APACs;
A origem dos primeiros elementos da metodologia;
12 elementos fundamentais do Método APAC:

1. Participação da Comunidade;
2. Recuperando ajudando recuperando;
3. Trabalho;
4. Espiritualidade;
5. Assistência jurídica;
6. Assistência à saúde;
7. Valorização humana;
8. Família;
9. O voluntário e o curso para sua formação;
10. Centro de Reintegração Social (CRS);
11. Mérito;
12. Jornada de Libertação com Cristo.

Considerando que a atual equipe do CIEMA é temporária, graças ao apoio de parceiros que financiam o projeto, esse curso será vendido por um valor acessível, como forma de manter a sustentabilidade do Centro e possibilitar a oferta de novos materiais para referência, pesquisa e estudo.

Caso queira receber em primeira mão sobre a abertura oficial desse curso, preencha abaixo o formulário que entraremos em contato antecipadamente para que possa se organizar e prestigiar o nosso material.