O 1º elemento fundamental do Método APAC: Participação da Comunidade

O primeiro elemento fundamental, a participação da comunidade, é imprescindível para a implantação e fortalecimento da APAC, pois colabora sobremaneira tanto para implantação, como para o funcionamento integral da metodologia. Ademais, as unidades apaqueanas não se criam por decisão dessa ou daquela autoridade. A APAC é o resultado dos esforços e engajamento de uma comunidade que, ao tomar ciência do problema prisional, se compromete a melhorá-lo, assegurando assim o sucesso da proposta.

A participação da sociedade geralmente se dá por meio de voluntários que atuam diretamente nas atividades desenvolvidas com os recuperandos ou por meio da doação de recursos materiais; as parcerias das empresas e organizações é outra forma; indispensável também o apoio das autoridades, em especial, dos juízes e promotores de execução penal, prefeitos, vereadores, deputados, etc.

A fim de que possa divulgar e esclarecer a proposta apaquena, assim como sensibilizar e mobilizar a comunidade para se envolver com a entidade, a APAC realiza periodicamente diversos eventos, como: audiências públicas, seminários de estudo do Método, cursos para voluntários e campanhas na mídia.

Por fim, não se pode esquecer que a presença e a participação do voluntário na APAC carrega consigo um valor imensurável na metodologia, pois o recuperando sabe que ali há uma pessoa que deixa seus afazeres e compromissos pessoais para contribuir incondicionalmente nesse valioso processo de recuperação de pessoas privadas de liberdade.