Base da metodologia APAC, a valorização humana tem por objetivo primordial colocar o ser humano em primeiro lugar, reformular sua autoimagem, atender suas necessidades e promover condições para que reflita e tome consciência de sua realidade, ajudando-o na elaboração de planos concretos para o momento do egresso.
O longo processo de desvalorização começa muitas vezes em uma vida marginalizada e que chega ao ápice no sistema prisional. Uma grande maioria chega com baixa autoestima, máscaras e impossibilitadas de se libertar dos vícios e do medo, pois se sentem aprisionadas internamente. Ao final, encontram-se sem esperança e sem visualizar um futuro melhor.
Deste modo, as palestras e reuniões de valorização humana, denominadas de “terapia da realidade”, bem como a oferta programática dos elementos fundamentais irão auxiliar o recuperando a dar-se conta do crime cometido e a romper com os distintos obstáculos que o impedem de se autovalorizar. Resgatará os valores mais positivos do ser humano, e permitirá, uma vez mais, levantar sua cabeça e ter um olhar de esperança para o futuro.
A oferta educacional e cultural, atividades de lazer e recreativas, além de cursos e práticas visando a qualificação profissional também compõem a proposta do elemento e ajudam sobremaneira no processo recuperativo.
Para mais informações acerca deste elemento, bem como sua realização prática, sugerimos a leitura do livro “Juntando Cacos, Resgatando Vidas”, que poderá ser adquirido aqui.