APAC masculina de Conselheiro Lafaiete/MG

26/06/2011

Entrada da APAC de masculina de Conselheiro Lafaiete/MG.

Os fundadores da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete conheceram a metodologia no começo do ano de 2003. Posteriormente, em 16 de maio de 2003 ocorreu a primeira Audiência Pública para a implantação da APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete/MG, feita no Centro Cultural da Escola Estadual Narcísico de Queirós. Na ocasião, atendendo ao convite do Juiz Dr. José Aloísio Neves da Silva, os voluntários da APAC de Itaúna/MG, proferiram uma palestra sobre a metodologia apaqueana. Além disso, o Prefeito Municipal, Vicente Faria, anunciou a desapropriação das instalações da antiga Associação Cristã dos Moços – ACM, em favor da futura entidade.

Em 23 de julho de 2003, foi criada a primeira Diretoria Executiva, tendo como integrantes o Presidente, Padre José Maria Coelho da Silva, Vice-presidente, Sr. Marco Antônio da Silva, Primeiro Secretário, Sra. Leila Maria Teixeira, Segundo Secretário, Dra. Luiza Isabel Biagioni, Primeiro tesoureiro, Sr. Alceu de Fátima Oliveira, Segundo tesoureiro, Capitão Sr. Antônio Rabelo de Castro, Diretor de Patrimônio, Sr. Sérgio Murilo da Silva, Consultor jurídico, Dr. Silvio Lopes de Almeida Neto e Contador, Sr. Antônio Augusto de Castro Neto. 

No dia 12 de setembro de 2003 foi criada oficialmente a APAC Masculina de Conselheiro Lafaiete, pessoa jurídica, com sede provisória no Fórum Dr. Assis Andrade.

Desta data em diante, as instalações foram colocadas à disposição, mas sem as mínimas condições de receber condenados do regime fechado ou semiaberto. Logo, o presidente Padre José Maria, optou pelo recolhimento de albergados autorizados ao trabalho externo, o que permaneceu por 8 anos, na expectativa de que o estado disponibilizasse recursos para a construção do Centro de Reintegração Social – CRS, o que não ocorreu. 

Na manhã do dia 13 de maio de 2011, o Senhor Major Marco Antônio da Silva, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep, apresentou em reunião, no auditório da 31º Batalhão da Polícia Militar, três propostas prioritárias no que tange a Segurança Pública, dentre elas a construção das instalações da APAC -CL, com pedido já dirigido ao Juiz Dr. Paulo Roberto da Silva, Juiz de Execução na Comarca de Conselheiro Lafaiete. Em seguida, houve a renúncia do primeiro presidente Padre José Maria.

Em 26 de julho de 2011, foi eleita a nova diretoria, sendo o Presidente, Sr. Marco Antônio da Silva, Vice-presidente, Dr. Luciano Alves Carrieri, Primeiro Secretário, Dra. Eliza Aparecida Soares, Segundo Secretário, Dra. Thatiana Neiva dos Santos Oliveira, Primeiro Tesoureiro, Dra. Leila Beatriz Mesquita Perdigão Paiva, Segundo Tesoureiro, Dra. Inês Margarida de Souza, Diretor de Patrimônio, Dr. José Tadeu Alvim Albuquerque, Consultor jurídico, Dr. Renato dos Santos Lisboa e Contador, Sr. José Sebastião Paiva.

Após reunião no Fórum, por solicitação do Presidente, Sr. Marco Antônio, o Juiz Dr. Paulo Roberto da Silva promoveu uma reunião com a Diretoria da APAC/CL, o Diretor do Presídio de Conselheiro Lafaiete e com a Promotora Dra. Tânia Falcão, na qual ficou definido que seria aplicado um sistema denominado Pré-APAC, onde as atividades seriam conduzidas pelo Presidente Major Marco Antônio.

Não havendo recursos, a partir do segundo semestre de 2011, a APAC iniciou uma parceria com a SUAP, na qual, com a autorização do Juiz Dr. Paulo Roberto da Silva, optou-se pelo início das obras do CRS, com apenas 15 recuperandos e poucos voluntários.

Em 25 de outubro de 2011, foram solicitados recursos para construção da APAC, feito pelo presidente Major Sr. Marco Antônio, por meio do CONSEP. Porém, o mesmo foi informado que todos os novos projetos estavam suspensos até o final de 2011.

Assim foram realizadas diversas parcerias com pessoas e entidades para doação de materiais, destacando a Loja Maçônica Estrela de Queluz, a família Beato e o Colégio Nossa Senhora de Nazaré, pela Irmã Camila, objetivando a construção do CRS.

No dia 13 de setembro de 2013, o Secretário de Defesa Social, Dr. Lafaiete Andrade, autorizou a celebração do convênio de custeio com a Secretaria de Estado e Defesa Social. Através do convênio foram disponibilizados R$ 82.000,00, para manutenção, reforma e preparação das celas para o recebimento de até 80 recuperandos.

Em 1° de janeiro do ano de 2014, os agentes penitenciários que até então escoltavam os sentenciados que trabalhavam nas obras de construção do CRS, foram substituídos por funcionários contratados pela APAC através do Convênio celebrado com o estado.

Em 11 de março de 2016, a APAC – CL Masculina inaugurou, dentro do CRS, a Escola Senhor Silvio Augusto da Silva, onde são ministradas diariamente aulas – Projeto EJA, através de convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Escola Estadual Professor Astor Vianna.

Inauguração da Escola Apaqueana Senhor Silvio Augusto da Silva.

Em 24 de maio de 2019, a APAC Masculina foi inaugurada oficialmente pelo presidente do TJMG, Desembargador Nelson Missias. 

Nesse momento o Presidente Marco Antônio relatou:

O homem é como uma pedra bruta que precisa ser lapidada. Ela pela colisão e a força do ponteiro. Ele pela transformação moral, responsabilidade social e amor ao próximo.

Inauguração da APAC Masculina.

Em outubro do ano de 2019, por indicação do Diretor-geral da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC, Sr. Valdeci Antônio Ferreira, e do Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e responsável pelo desenvolvimento do Programa Novos Rumos, Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, foram disponibilizados o recursos no valor de R$ 500.000,00 para conclusão das obras do CRS da APAC-CL Masculina e aquisição de um veículo Fiat/Fiorino para ser utilizado na padaria.

Ressalta-se que em todos os editais de penas pecuniárias, o Juiz de Execução Penal, Dr. Paulo Roberto da Silva, contemplou a APAC com recursos importantes para a melhoria das suas instalações. Destaca-se ainda a cooperação do Juiz Dr. Felipe Alexandre Vieira Rodrigues, da Comarca de Ouro Branco/MG, que enviou recursos de penas pecuniárias para a construção da padaria, e o Juiz Taunier Cristian Malheiros Lima de Piranga/MG, que enviou recursos de penas pecuniárias para a aquisição de maquinários para a padaria.

A primeira Jornada de Libertação com Cristo da APAC Masculina foi realizada no período de 11 a 14 de julho de 2019, com a participação de funcionários, voluntários, recuperandos e contou com a presença da equipe da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados.

Notícias Relacionadas

Vídeos Relacionados