APAC masculina de Ivaiporã/PR
04/02/2019
A APAC de Ivaiporã foi idealizada pelo Juiz titular da Vara do Trabalho de Ivaiporã, que junto a outras autoridades locais foi tornando realidade a implantação da APAC na comarca.
A Associaço de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Ivaiporã foi idealizada pelo Juiz titular da Vara do Trabalho de Ivaiporã, Dr. Cicero, que junto a outras autoridades locais, foi tornando realidade a implantação da APAC na comarca.
Conforme Dr. Cicero se reunia e apresentava a APAC mais pessoas aderiam à ideia de fundar uma APAC em Ivaiporã e amenizar a situação das pessoas privadas de liberdade.
Depois de reunir com diversas autoridades: juízes, promotores, advogados, prefeitos, vereadores, delegado, presidente e coordenadores do conselho da comunidade, secretaria de segurança municipal e voluntários, a APAC começou a ser instituída.
O ano de 2016 foi um ano de abertura, CNPJ, documentação, projeto de lei e plano de trabalho. Em 07 de outubro de 2016 realizou-se a primeira audiência pública na Câmara de Vereadores junto a autoridades e população do município para a fundação da APAC em Ivaiporã.
Audiência Pública para discutir a implantação de uma APAC em Ivaiporã/PR.
A Juíza de Direito da Vara Criminal e Anexos de Ivaiporã/PR, Adriana Marques dos Santos, falou no ato da audiência pública sobre a importância da instalação da APAC na Comarca.
Entendo que a APAC tem grande importância por ser uma oportunidade de o apenado cumprir sua reprimenda de forma digna, tendo tempo para refletir sobre seus erros, ressocializar-se com os demais detentos e visualizar outros caminhos para sua vida quando do término de sua pena.
Mais adiante, já com uma diretoria formada por voluntários se obteve por meio da prefeitura um terreno que estava abandonado e através de doações do Ministério Público do Trabalho, conseguiu reformar e construir parte do imóvel no terreno cedido pela prefeitura, para sediar o Centro de Reintegração Social – CRS.
Construção do CRS da APAC de Ivaiporã/PR.
Em 04 de fevereiro de 2019 deu início as atividades da APAC de Ivaiporã, com a transferência dos 6 primeiros recuperandos.
Em 2020 a APAC recebeu um novo bloco do regime semiaberto, com área construída de mais de 306 metros quadrados, contando com sala multiuso, refeitório, pátio de convivência e consultório médico.
Cozinha e auditório da APAC de Ivaiporã/PR.
A APAC de Ivaiporã tem capacidade para comportar 82 recuperandos sendo 42 do regime fechado e 40 do regime semiaberto. A APAC conta com recursos do governo estadual para manter alimentação, despesas com pessoal e manutenção da associação.
A educação é um dos pilares da APAC de Ivaiporã, onde se aplica o ensino fundamental, ensino médio e o ensino superior de Psicologia e Administração. No que tange as unidades produtivas, os recuperandos realizam artesanatos em madeira, crochê, pintura em pano de prato, rede de pesca e de descanso, costura.
Fachada da APAC de Ivaiporã/PR.